terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Saresp tem a maior adesão de toda sua história

Segunda - feira, 23 de Novembro de 2009 11h50
Avaliação contou com a participação de mais de 77% dos cerca de 2,5 milhões de alunos, o maior número desde sua criação em 1996; estudantes da rede estadual encerraram Saresp com prova de geografia e história nesta quinta-feira (19/11)
O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) teve neste ano a maior adesão em toda a sua história, contabilizando cerca de 2 milhões de alunos em cada um dos três dias de prova. Do total de 2.480.512 estudantes inscritos, 77% realizou o exame no primeiro dia. No segundo dia, o percentual foi de 75%, e no terceiro foi maior que 70%. Em sua 12ª edição, a maior avaliação do Ensino Fundamental e Médio do Estado e do País também contou com a participação de escolas particulares e municipais. Essas últimas custeadas neste ano pelo Governo do Estado, que investiu R$ 7,1 milhões na iniciativa. Nos três dias, a participação nas escolas estaduais foi a mais alta, seguindo-se as municipais e as particulares
“Os três dias de avaliação do Saresp foram intensos e demonstraram o grande envolvimento de alunos, professores e coordenadores. Os números mais que satisfatórios comprovam a total adesão das escolas de todas as redes e seu comprometimento na melhora do ensino oferecido no Estado”, afirmou o secretário Paulo Renato Souza.
Durante os três dias de avaliações, as provas do Saresp foram aplicadas em 533 municípios do Estado com a participação de 14 mil fiscais e 79 mil aplicadores.
Nesta quinta-feira (19/11), os alunos da rede estadual encerraram o sistema de avaliação com a prova de ciências humanas (geografia e história). Diferentemente das provas de matemática e língua portuguesa, o exame de ciências humanas não conta pontos para o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), porém avalia o conhecimento dos alunos também nessas disciplinas e permitirá orientar a formulação de políticas e as estratégias na escola para melhorar a aprendizagem também nessas áreas.
As provas do Saresp tiveram início na terça-feira (17/11) com a avaliação de língua portuguesa. Os exames transcorreram tranquilamente na grande maioria das cerca de 8.700 escolas de todo o Estado de São Paulo que participaram da avaliação. Em poucas unidades foram registrados problemas pontuais, que não comprometeram a qualidade da avaliação. Embora este tenha sido um Saresp de enormes proporções, com um aumento de 189 para 533 municípios e, principalmente, pelo fato de, agora, estar mais clara para a Rede a importância dessas provas na composição do Idesp, o número de ocorrências foi muito próximo ao dos anos anteriores. Deve-se ressaltar que neste ano o Saresp foi também muito mais complexo do que nos anos anteriores, com maior diversificação no número de provas que foram aplicadas aos alunos.
O que é o Saresp?
O Saresp é uma avaliação externa realizada desde 1996 pela Secretaria de Estado da Educação, com a finalidade de fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade na rede pública de ensino paulista, visando a orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional. Participam do Saresp alunos da 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio de escolas estaduais, municipais e particulares. Os componentes curriculares a serem avaliados são língua portuguesa, matemática e, neste ano de 2009, também ciências humanas. Os resultados da 12ª edição do Saresp serão divulgados no primeiro trimestre de 2010.
Para cada uma das séries e cada disciplina, foram preparadas 26 provas diferentes com nível de complexidade semelhante para cada série. Cada aluno recebeu uma prova diferente e a respectiva folha de resposta previamente determinada em um processo de distribuição aleatória. O número de provas diferentes foi o maior da história do Saresp e é uma garantia para a lisura e transparência da avaliação, minimizando a possibilidade de fraudes ou vazamento de provas que viessem a comprometer o resultado do processo. O Saresp não visa à avaliação dos alunos individualmente, mas de cada escola e segmento de ensino, sendo importantes, portanto, os resultados médios de cada turma. Além das questões objetivas – cujo resultado é compilado no Idesp - são realizadas também provas de redação e questões abertas de matemática.
O resultado dessa parte discursiva das provas é incluído no relatório que cada escola recebe para orientar o seu trabalho de planejamento escolar. Ainda no primeiro semestre de 2010 cada escola receberá o relatório de seu desempenho no Saresp e será orientada em como interpretar seus resultados para melhorar o nível de aprendizagem dos seus alunos, quais suas deficiências mais notórias e seus pontos fortes. Apesar de o resultado do Saresp ser parte do processo do Bônus para os professores, o retorno dos resultados para a escola é a parte final e mais importante do processo, pois a partir daí será possível alcançar melhorias duradouras na qualidade da educação no Estado de São Paulo.
Idesp
O Saresp é, também, o componente mais relevante do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), utilizado apenas na rede estadual. O Idesp é calculado através de uma fórmula que combina os resultados do Saresp com os dados do fluxo escolar: taxas de aprovação, repetência e evasão escolares, variando numa escala de zero a dez.. A cada ano a Secretaria de Estado da Educação fixa uma meta de evolução do Idesp para cada segmento do ensino dentro de cada escola. As equipes (tanto professores como profissionais de apoio) das escolas que superarem as metas ganham até 2,9 salários mensais a mais, que serão pagos no primeiro trimestre do ano que vem. Dessa forma, cada profissional da rede estadual que atue nessas escolas poderá ganhar praticamente 16 salários anuais. "É um estímulo poderoso para melhorar a qualidade da educação em nosso Estado", diz o secretário Paulo Renato.
Além disso, o governador José Serra sancionou recentemente o programa Valorização pelo Mérito, que vai permitir aos professores praticamente quadruplicar o salário ao longo da carreira, desde que tenham boas notas em avaliações, permaneçam na mesma escola e tenham assiduidade.
A ampliação do Saresp para as redes municipais de ensino dá sequência ao amplo programa desenvolvido pelo governo do Estado para melhorar a qualidade da educação, com medidas como o Programa Ler e Escrever (voltado a acelerar a alfabetização de crianças da primeira à quarta séries), o São Paulo Faz Escola (com novo currículo e materiais específicos para alunos e professores), diversas modalidades de recuperação de aprendizagem para alunos com dificuldades, o Programa + Qualidade da Educação (que criou a Escola de Formação de Professores e mudou a forma de ingresso dos profissionais do magistério, instituindo o curso de formação como última etapa do processo seletivo), entre outras ações. "São ações muito consistentes que já estão melhorando a qualidade do aprendizado oferecido em nossas escolas", diz o secretário Paulo Renato.
Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com esse espaço de informação.

Atalho do Facebook

Sobre...

2013 5ª ENEX 5º ENEX 5º Fnex Acervo Revista Ciência Hoje Acessos Administração Municipal Adriana Falcão Amigo Animação Aprender a Aprender aprendizagem Araquém Alcântara Artes Assédio Moral Atividades Educativas Áudio autismo Avaliação Biblioteca Bicudas Bienal blog Blog do Sítio Boas Festas Brasília calvin Campus Party Cecília Meireles Celular Cenp Centro Educacional Pioneiro Charge Cidade dos Meninos Cidade Interativa Ciência e Tecnologia Colégio Caminhar Computador em sala de aula CONAE Concursos Conhecimento Conhecimentos Prévios Contação de Histórias Coordenador Pedagógico Cortinas Creative Commons Cultura Digital Currículo currículo nacional Cursos online Débora Martins Desenho Infantil Desenrolando a fita Deu Paula na TV Dica de Leitura Dicas Dicionário CC Direito Autoral Diversidade Documentário download Drive Thru de Oração e-book EAD eBooks ECA Editor de Imagem educação Educação e Formação Educação e Gripe Educação e Mudança Educação e Trabalho Educação e trabalho em equipe Educação Familiar Educação Inclusiva Educação Infantil Educação Inovadora Educação Pública EducaParty Elie Bajard Ensino de Tempo Integral Escola Escola da Ponte Escola de Governo Escola do Futuro Escola Pública Escola Reflexiva Estágio Facebook Família Feira Literária FENTEC Férias Férias;Material Escolar Fernando Pessoa Filmes Filosofia Folclore Formação Foto Flex Fotografia Fundação Lemann Gadotti Gestão Escolar google Guia da Reforma Ortográfica Helena Negreiros História da Escrita Honoris Causa Imagem Imagens Free Inclusão Inclusão Digital Índio Índio Educa Inquietações Intervenção Isabel Alarcão João Acaiabe jogo da memória Jogos Jogos do Brasil José Manuel Moran José Pacheco Leis Leitura Leitura Digital Leitura e Tecnologia Líder Liderança Líderes em Gestão Escolar Links listas de palavras Literatura livro digital livro virtual Livros livros acadêmicos lixo eletrônico Luciana Trocolli Lula Maria Helena Negreiros Marina Colasanti Matemática MEC Meio Ambiente migração do blog Minhas Anotações Monteiro Lobato Mundo do Sítio Museu Virtual Música O que é um wiki? Online Convert Open Education Week 2012 parceria Paulo Freire Paulo Freiris Pesquisa Pilar Lacerda Pinterest Pipal de Papel Planejamento PNE Poemas e Poesias Política Pública portfolio Prática Pedagógica Prezi Processo Criativo Professores Profissão Educador Progressão Continuada Project Gutenberg Projeto EntreMeios Projeto Político Pedagógico Projetos Prova Brasil REA REA Brasil Reajuste Salarial Rede In_Formação Redes Sociais Reflexão registro respeito Reunião com pais Revista Educação Pública Revista Época Revista Espírito Livre Rio+20 Roteiro de Vídeo Ruth de Aquino Saberes dos Alunos Sala de Aula Santo André Saresp Seminário Sérgio Amadeu SESC Simpósio Caminhar Site Situação de Aprendizagem Software Livre Tablets Tarsila do Amaral Tatiana Belinky Teatro Tecnologia Tecnologia;Lea Fagundes TEDxRio Tempo Tendências Pedagógicas Território do Brincar Trabalho Coletivo TV Escola Twitter Twitter Mix UNB Undime Unesp Uso da internet USP Vídeo Vìdeo Vídeo Educacional Vídeo Educacional; Voxli Webinar Wiki ZooBurst

Livres para pensar...

Pesquisar este blog

Quem sou eu

Minha foto
São Bernardo do Campo, São Paulo, Brazil
Professora, Pedagoga,Psicopedagoga, Mestranda em Educação, esposa, mãe,formadora de professores.

Eu participo....

Postagem Recente...